HQs e Livros

Você não merece ser feliz | Review

Se você acompanha bastante o que acontece no YouTube, já deve ter ouvido falar em Choque de Cultura. Um grupo de motoristas de van do Rio de Janeiro que se reúnem para fazer resenhas sobre o cinema, do seu modo. A trupe é obra do grupo TV Quase, que já teve passagem por outras mídias, como a MTV Brasil e FOX, fazendo O Último Programa do Mundo, além da animação O Irmão do Jorel, do Cartoon Network. Além do Choque, um outro programa produzido pela trupe, que se destaca como uma sátira aos programas esportivos, é Fora de Cobertura, uma mesa redonda sobre futebol ancorado pelo Craque Daniel. E é este personagem de Daniel Furlan que lançou um livro. Sim, o personagem.

Em Você Não Merece Ser Feliz – Como Conseguir Mesmo Assim, o personagem de Furlan dá dicas aos leitores de como alcançar a tão sonhada felicidade – ao mesmo tempo que destrincha a ideia que a felicidade é algo passageiro e inalcançável. A cada novo capítulo, o Craque Daniel destila um pouco sobre seu conhecimento sobre a vida, aliado a uma grande sabedoria de futebol e da cultura pop, tudo para mostrar os motivos pelos quais correr atrás da felicidade é algo cansativo e, por vezes, estúpido.

Mas todos os seus ensinamentos não são gratuitos. Ele dá exemplos de vida e contextualizações com personagens conhecidos do público, se possível for, tudo para mostrar uma visão que aparentemente é pessimista sobre o mundo, mas que é consideravelmente conformista e até mesmo otimista – Se pensarmos que deixar de buscar a felicidade, o tempo todo, pode nos fazer mais felizes.

Esta paródia de auto-ajuda é uma boa obra para arrancar umas risadas e, por vezes, se pegar concordando com o autor, enquanto ele mostra por A+B as suas visões de mundo e sua forma de interpretar o conceito de felicidade.

Em uma das passagens, por exemplo, o autor diz: “O pensamento positivo (…), pode ser fascinante, mas não tem utilidade”. Em outra, exemplificando o que é a felicidade, “A felicidade está, portanto, na simplificação, na existência banal, sem aspirações e expectativas, com um grau mínimo de surpresas e desilusões”. Porém, umas das minhas passagens favoritas do livro é sobre o esforço: “Se você se esforçar; se você treinar; se você entrar de cabeça; se você se concentrar: nada garante que você vai conseguir”.

O livro foi lançado pela editora Intrínseca, e está disponível na Amazon em formatos de ebook, para o Kindle (onde eu li este livro, por exemplo) e capa comum. Uma leitura recomendada para quem quer um pouco de risadas, enquanto aprende algo que realmente possa se levar para vida – já que, mesmo sendo uma paródia de auto-ajuda, ainda é possível considerá-lo um livro de auto-ajuda.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *