Tecnologia

Governo dos EUA bane TikTok das App Stores

Uma nova ordem executiva foi dada pelo governo americano, no embate de Trump contra o TikTok – rede social que tirou com a cara do atual presidente (e candidado) em Tulsa, no último mês de junho. Agora, a Federação de Comércio dos Estados Unidos determinou que o TikTok e o WeChat, outro app chinês também na mira do Governo americano, sejam suspensos das lojas de aplicativos de Apple e Google já a partir do próximo domingo, 20 de setembro.

Na prática, os apps ainda podem funcionar – Por exemplo, foi determinado que a data limite para as negociações para a venda do TikTok em solo americano, aconteça até 12 de novembro. O que acontece agora é que não será mais permitido baixar o aplicativo das lojas. Quem já o tem, continuará o tendo.

“Em resposta a ordem executiva do presidente Trump assinada em 6 de agosto de 2020, o Departamento de Comércio anunciou hoje a proibição de transações relacionadas aos aplicativos de celular TikTok e WeChat para salvaguardar a segurança nacional dos Estados Unidos. O Partido Comunista Chinês já demonstrou motivos e interesses em usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política estrangeira e a economia dos Estados Unidos.” disse Wilbur Ross, chefe deste departamento no governo Trump, em trecho do comunicado.

Além de enérgica, a medida pode ajudar a Oracle, segundo as recentes negociações para a criação de uma joint-venture americana entre a ByteDance, dona do TikTok, e a empresa, que ficaria responsável pelo dados dos usuários americanos – e os guardaria em solo americano.

Com informações de Deadline.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *